Coordenador : Anna Virgínia Muniz Machado
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES NOVAS
Protocolo: 390101.2201.29274.23022023
Departamento/Setor: TDT
Área Temática : Meio Ambiente
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Jovens e adultos que coexistam em ambientes sociais engajados no comportamento sustentável e seus desdobramentos.
Local de atuação: As principais ações do Projeto de Extensão serão desenvolvidas no Laboratório de Gestão Ambiental (LabGEA), sediado na Escola de Engenharia, espaço disponível a fim de que a equipe de pesquisadores possa interagir e cumprir com suas respectivas atribuições. Além desse ambiente, cenários de aprendizado formais e não-formais como, por exemplo, feiras engajadas na temática sustentável e empresas com esforços no Environmental, Social and Governance (ESG) serão espaços para disseminação e aplicação da ação de extensão.
Objetivo
Objetivo Geral: Promover a sensibilização e mobilização civil acerca da sustentabilidade especialmente voltada a questão hídrica e ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável de número 6. Objetivos Específicos: 1) Realizar atividades de educação e conscientização ambiental em ambientes de múltiplos aprendizados, como feiras, escolas e ou empresas engajadas na temática ESG. 2) Aperfeiçoamento e ou desenvolvimento de atividades lúdicas voltadas para a temática da sustentabilidade. 3) Aplicar jogos ambientais ou disseminar conteúdos em instituições de ensino, principalmente em instituições públicas, eventos, empresas e outros, a fim de promover a conscientização ambiental da sociedade brasileira. 4) Capacitar multiplicadores e agentes de mudança junto a sociedade. 5) Elaborar relatórios de experiências e material de publicação dentro da temática da educação ambiental. 6) Favorecer o intercâmbio de experiências com instituições nacionais e internacionais que atuem nesta área. Em especial, possibilitando relevante Impacto na Formação do Estudante membro da equipe do Projeto de Extensão.
Resumo
O projeto Sociedade e Sustentabilidade está fundamentado na pesquisa, elaboração, divulgação e aperfeiçoamento de estratégias e conhecimentos para a realização de atividades de conscientização ambiental. Para tanto, jogos lúdicos e materiais instrutivos serão mecanismos-chave para o alcance das Metas e Objetivos desse movimento extensionista. Assim, com foco no Impacto e Transformação Social, a ação envolve a integração entre extensionistas e a comunidade-alvo, bem como a capacitação de multiplicadores locais e agentes sociais dispostos a promover uma sociedade engajada e efetiva no que concerne os desdobramentos do comportamento sustentável.